1 – Compreensão e interpretação de textos.
2 – Argumentação e persuasão.
3 -Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva;
4 – Organização textual;
5 – Coesão e Coerência;
6 – Tipologia textual.
7 – Ortografia oficial.
8 – Acentuação gráfica.
9 – Emprego do sinal indicativo de crase.
7 – Sintaxe da oração e do período.
8 – Pontuação.
9 – Concordância nominal e verbal.
10 – Regência nominal e verbal.
11 – Significação das palavras.
12 – Colocação do pronome átono.
13 – Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet).
14 – Novo Acordo ortográfico
1 – Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações
(ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook).
2 – Segurança da informação: Fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios.
3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão.
5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.
6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
7 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
8 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência
de negócio.
9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
11 – Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital).
11.1 – Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing.
12 – Noções de Transformação Digital;
13 – Noções sobre Inovação;
14 – Noções sobre Líderes Digitais;
15 – Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital.
16 – Noções sobre Open Finance;
17 – Noções de Compliance; Noções de LGPD.
1 – Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação.
2- Juros Simples.
3 – Juros Compostos.
4 – Séries Uniformes.
5 – Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas
de retorno.
6 – Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes
(Francês ou PRICE).
7 – Descontos: racional composto e comercial simples.
8 – Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral
(em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões
geométricas.
Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
1 – Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal).
2 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
3 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial).
3.1 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
4 – Internet banking.
5 – Mobile banking.
6 – Novos modelos de negócios.
7 – Fintechs, startups e big techs.
8 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
9 – Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
10 – Correspondentes bancários.
11 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX).
12 – Open finance: Real digital.
13 – Transformação digital no Sistema Financeiro.
14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias
convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
15 – Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
16 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
17 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança,
capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
18 – Noções de Mercado de capitais.
19 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
20 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
21 – Taxas de câmbio nominais e reais;
22 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
23 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.
24 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
25 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
26 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
27 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
28 – Autorregulação bancária.
29 – Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).
30 – Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque.
31 – Certificado de Regularidade do FGTS.
32 – Guia de Recolhimento (GRF).
33 – Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).
34 – Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.
35 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
36 – Sistema de pagamentos brasileiro.
37 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
38 – Saúde e bem-estar, ergonomia.
39 – Negociação, escuta empática.
40 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento.
41 – Segmentação de mercado. CRM.
42 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
43 – Gestão da qualidade em serviços.
44 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
1 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
2 – Gestão da experiência do cliente.
3 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
4 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.
5 – Ética e conduta profissional em vendas.
6 – Clientecentrismo.
7 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação.
8 – Atendimento qualificado por canais remotos.
9 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
10 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21.
11 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
12 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.
13 – Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência):
Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
14 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
15 – Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis,
16 – Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.
17 – Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social
e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais.
18 – Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.